O capitão-mor ao chegar no Brasil ele viu uma terra muito boa e pessoas diferentes que não se importava com seu jeito de anda por causo da inocência que vivia nùa assim seguimos o caminho pela manhã ele encontrou aves e viu um monte muito alto já colocou o nome na terra da vera cruz.
O capitão por ser um homem muito inteligente se armou para isso , meteu-se a sua sondar por dentro, tomou dois da queles homens que tinha bons fisico,que estavam numa almardia.
Um deles trazia um arco e sete setas e andavam com seu arcos mais de nada adiantou para livrar ele do capitão que o capiturou e levou para mostrar a vossa alteza, eles e o capitão foram recebido com festa, porque ainda descreveu as pessoas que viviam ali, que andavam com seu cabelos corredios e tosquiados de tosquia alto mais que de sobrepente, de boa grandura e rapaods ate por cimas das orellhas. um deles trazia da solapa,de fonte a a para de trás , uma espécie de cabeleira de penas de aves amarelas, que seria do comprimento de um coto, muito bato e cerrada que lhe cobria otoutiço e as orelhas.E andava pegada aos cabelos, pen pen,,com ua confeição branda como cera(mas não era)de feição pardos de mameira a vermelhados, de bons rosto e bons narizes, bem -feitos, andavam nu sem nenhuma cobertura.nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vegonhas.
O capitão ainda falou o que as pessoas ali tinham no rosto, ambos traziam nos beiços de baixo furados e com ossos brancos verdadeiros, de comprimento duma mão travessa, da grossura dum fuso de algodão,agudos na ponta como um furador. que tinha um encaixe de tal maneira que não trapalhavam eles comer nem beber ou falar. O capitão falou eles não lavram, nem criam, não há aqui boi, nem vaca,nem cabra,nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que acostumadas seja ao viver dos homens.Nem comem, senão desse inhame, que aqui há muito, e dessa semente e frutos, que a terra e as árvores lançam.E com isto andam melhor do que nós.
Embora o fragmento acima mostra que os índios tem uma vida boa, alimentam-se com qualidade e andam inocente nem maldade confiam nos portugueses mostrando suas nudez, com isto eles aproveitaram da bondade dos indios para ficar com as mulheres índias e tiveram filhos com elas
Texto Narrativo e descritivo; e favoreceram.
Prof Elisabete vargas língua português
aluno;Presiolino R,Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário